Thursday, November 18, 2010

Dicas - Como escolher azeite


O próposito deste blog é para ser feito por uma pessoa que não é chef, logo que não sabe tudo! E vcs então vão aprendendo comigo esse mundo delicioso que é a culinária.

Uma coisa que eu sempre me pergunto é: como escolher um azeite? Eu sei que ser extra virgem importa, mas por quê. E como?

Fiz uma pesquisa aqui na internet e vou resumir para vcs (toda as referências estão no fim do post):

1) Diferença entre os óleos: o extra virgem é retirado na primeira pressão, a frio. Ou seja, é o primeiro, melhor suco da azeitona. E tudo sem nenhum processo químico, só mecânico, o que deixa o suco fresco. O óleo refinado é aquele que passa por processos químicos

2) O mais importante para escolher o óleo é o quão fresco ele é (até 12 meses é o recomendado) e qual região (Espanha, Portugal e Grécia são recomendados). Importante: tem algumas fontes que usam o ph para analisar o óleo e tem outras que dizem que isso não faz sentido, então tomem as próprias decisões!

3) Deve-se definir para que vamos usar o óleo. Se for para cozinhar, é melhor que ele não seja extra virgem pois perde seu sabor, perde suas características anti-oxidantes e pode até prejudicar o sabor da comida! MEU DEUS, vamos parar de gastar dinheiro com óleo extra virgem a toa! Nesse caso, se sugere um óleo refinado (canola e o melhor!)

4) Se for para qualquer coisa em que o óleo não seja cozido, o mais recomendado é o extra virgem. Ele inclusive tem anti-oxidantes!! Tem algumas dicas que eu vi que diz que se vc gosta de vinhos mais encorpados (com mais taninos), vc vai gostar dos óleos mais amargos

5) 100g de óleo são 885kcal, seja comedido

6) Azeite extra virgem é monoinsaturado e anti-oxidante! Faz bem para: coração, colesterol, câncer, diabetes, pressão arterial, artrite e asma! E claaaaaaaaro, para a pele né?

Boas compras!

Referências:

http://www.oliveoilsource.com/
http://en.wikipedia.org/wiki/Olive_oil#Culinary_use
http://www.wikihow.com/Choose-Olive-Oil
http://www.howtodothings.com/food-and-drink/a3460-how-to-choose-extra-virgin-olive-oil.html

3 comments:

  1. Muito bom!
    Você poderia dar umas dicas sobre aceto balsamico também!

    ReplyDelete
  2. Douguinho, vou dar dicas de vinagre tb (logo o balsamico), so falta fazer a pesquisa!

    ReplyDelete
  3. Nuó... 885kc por 100g!!! Acho que eu preferia ficar na ignorância!!!
    :-D
    Sá, o blog tá uma delícia de se ler!!! Parabéns!!!
    Bjão

    ReplyDelete