Saturday, October 16, 2010

Pasta Ponza - Macarrão crocante

Olá todos,

Muito obrigada por acompanharem meu blog! Prometo que pelo menos uma vez por semana vai ter uma receita nova aqui!!

Hoje a receita é Pasta Ponza (sim o macarrão que o Thi - meu marido - comentou no Facebook). Eu aprendi no programa Giada at Home do Foodnetwork (quem não conhece esse canal tem que conhecer, é o máximo!). O nome esquisito Ponza é pq é o nome da amiga da Giada que fez a receita. Na verdade é um macarrão crocante mas nem tanto, não vão achar que e quase uma batata chips. Ele é um pouco crocante sim, mas não é esse seu maior quesito: é fácil de fazer e super leve! Além de ser diferente (sei que tem dias que a gente não aguenta mais comer molho vermelho).

Ingredientes:
350 gramas (12 ounces) de tomate cereja
2 colheres de sopa de alcaparras
1 dente de alho grande espremido
2 colheres de sopa de azeite
Meia xícara de farinha de rosca (bread crubs) temperada (aqui nos EUA se chama seasoned bread crumbs e tem em todo o supermercado, no Brasil é só misturar a farinha de rosca com 1 colher de sopa de salsinha desidratada, meia colher de sopa de orégano, sal e pimenta a gosto)
250 gramas de pene
2 colheres de sopa de salsinha picada
2/3 xícara de queijo pecorino ralado (queijo pecorino é tipo um parmesão de queijo de cabra, muito saboroso, mas se vc não tiver pode usar queijo parmesão ralado mesmo)
Sal e pimenta do reino a gosto

OBS: Quando vc for usar queijo ralado numa receita onde ele não entra como parte do molho ou para gratinar, o melhor é usar o queijo ralado na hora e não os comprados já ralados. Explico: esses queijos já ralados normalmente não são de uma qualidade muito boa de queijo parmesão e por serem ralados muito antes eles ressecam e perdem o gosto.

OBS2: Na verdade eu sempre prefiro alimentos frescos, sei que é um pouco chato ir correndo para o supermercado para comprar alguma coisa mas faz muita diferença no sabor da comida. Claaaaaaaaaro, isso NUNCA deveria impedir vc de fazer algum prato. Não tem tempo de ir para o super? Faça com o que tem em casa! Mas não desista de fazer o prato, sempre vai ser melhor que comer salsicha!

Preparação:
Corte os tomates no meio (no sentido longitudinal, em que eles ainda fiquem compridinhos) e coloque numa vasilha untada com mantega (truque para untar um pouco mais fácil: use azeite e um pedaço de papel toalha para espalhar), junte o alho, azeite, alcaparras, sal e pimenta do reino a gosto. Por último coloque a farinha de rosca POR CIMA, NÃO MISTURE. Se misturar, o tomate vai soltar toda a água e tirar o crocante da farinha de rosca. Por último jogue um fio de azeite por cima da farinha e leve ao forno por uns 30 min na temperatura de 180C (350F).

Depois de colocar os tomates no forno, coloque a água do macarrão para ferver e prepare o macarrão. Só cozinhe o macarrão depois de colocar os tomates no forno pois o macarrão não pode esfriar muito, esperando os tomates ficarem prontos. Coloque o pene cozido em uma vasilha e junte o queijo e salsinha.

Quando os tomates ficarem prontos, misture tudo. É isso!

Rendimento: 2 porções


2 comments:

  1. Amiga vc ta muito chic!!! Adorei seu blog linda. muitas saudades!
    Beijos Milla

    ReplyDelete
  2. Milla!!!!!!!!!!! muitas saudades de vc tb! Quando voltarmos para o Brasil, vamos cozinhar juntas!

    ReplyDelete